quinta-feira, 16 de junho de 2016

O MOMENTO DAS COISAS





O MOMENTO DAS COISAS
          Houve uma época na qual se sabia o momento de fazer cada coisa na vida. Não que se soubesse de fato, mas o tempo já estava organizado, a vida tinha tal formatação que automaticamente chegava a hora de casar, a hora de ter o primeiro filho, e até mesmo a hora de morrer.
          As pessoas nem precisavam pensar sobre o momento de cada coisa, estava tudo pronto, tudo certinho, tanto que havia a expressão: para cada coisa o seu devido tempo!
          Você sempre era novo ou velho de mais para fugir do padrão. Imaginem na década de 70 uma senhora de 40 anos casar-se com um jovem de 20, isso seria considerado até uma “heresia”.
          E ainda existem os fatores concomitantes, pois antigamente se estudava, noivava, casava, tinha-se filhos, uma coisa para cada época, hoje todas essas coisas são feitas ao mesmo tempo.
          O problema é: como se pautar e se organizar na vida se o momento das coisas já não pode mais ser mensurado e medido como antigamente? A resposta está em você e na sua história de vida. Algumas perguntas podem lhe ajudar a entender isso:
  • Pergunta 1: olhando para a sua história de vida, como você poderia saber qual era o momento certo ou errado de se afastar de certa coisa ou pessoa?
  • Pergunta 2: considerando sua história, saber disso seria algo útil? Coerente?
  • Pergunta 3: para você, a vida não perderia o sentido ou a graça caso você soubesse o momento em que cada coisa deve realmente começar e terminar?
          Se você olhar para trás e não conseguir responder essas perguntas, não se preocupe! O fato é que muitos não devem saber. O problema nestes casos é que muitas vezes, por exemplo, a pessoa está com 40 anos, morando na casa dos pais, e eles podem estar aguardando à hora de você sair para sua própria casa, momento esse que talvez nunca chegue.
          É importante saber que muitas coisas não têm nada haver com o seu momento particular de fazer as coisas. Existem elementos cujo tempo são definidos por uma época, uma sociedade, uma cultura, por fatores na vida das pessoas que te rodeiam, e não vão lhe obedecer ou considerar tuas circunstâncias.
          Para aqueles cujo tempo das coisas na vida tem peso, tem importância, é determinante para sua jornada existencial, para esses eu recomendo prudência e análise da sua própria história de vida.

Inspirado na palestra do Profº Lúcio Packter, intitulada “O Momento das Coisas”
 Gilberto Sendtko - Colunista
Terapeuta e Coordenador de Pós-graduação
Especialista em Filosofia Clínica
www.facebook.com/terapiachapeco
www.filosofiaclinicachapeco.com.br
sendtko@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário